Passeio da Saudade – O Orfeão

Na rubrica desta semana vamos recordar um dos primeiros locais de ensaio e de tertúlia da Tuna Académica do IPAM – Cidade de Matosinhos, o Orfeão de Matosinhos.

A TAIPAM começou os seus primeiros ensaios no IPAM, na altura sediado na Avenida da República em Matosinhos. Os primeiros ensaios efectuaram-se ao final da tarde, início da noite. Com o passar do tempo, os ensaios foram agendados para depois das oito da noite e, por falta de salas (aulas noturnas), a TAIPAM teve de procurar um novo espaço de ensaios.

Existiram vários espaços de ensaio, algo que iremos recordar noutros artigos, mas aquele que mais marcou o início da TAIPAM foi, sem dúvida, o Orfeão de Matosinhos.

Localizado na Rua de Brito Capelo, na altura sem Metro e ainda transitável de automóvel, a direção do Orfeão de Matosinhos generosamente cedeu-nos o seu salão nobre para ensaiarmos duas vezes por semana.

Servido com um bar de apoio (com preços bastante acessíveis) e uma sala com excelente acústica, o Orfeão de Matosinhos foi, sem dúvida, o local que surgiu na altura certa e que muito contribuiu para o crescimento e sucesso da Tuna.

Foi neste local que se começou a ensaiar o primeiro original, o Hino da Tuna, juntamente com outros temas que acompanharam e ainda acompanham a Tuna, como é o caso da História do Zé Passarinho.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *